Topo

Carga Solidária 2022: futebol que transforma vidas e cria novos caminhos para o futuro

Iniciativa da IVECO une solidariedade com o esporte que é paixão nacional e leva esperança a jovens de uma comunidade de Almenara-MG.

Carga Solidária IVECO 2022: projeto que une solidariedade com a paixão nacional 

Olá, amigo caminhoneiro(a)! 

O intenso ano de 2022 está chegando ao fim. Para aliviar toda a carga que carregamos nesses 12 meses e começar a puxar o freio na correria, tivemos o futebol no centro das atenções com mais uma Copa do Mundo histórica, desta vez no Catar. O torneio chegou ao fim, mas já deixa saudades por todo o clima de expectativa, união e entretenimento. 


O futebol, no entanto, apesar de ser divertido, tem uma importância que vai muito além disso: ele transforma comunidades inteiras que encontram no esporte mais popular do mundo um novo caminho para o futuro e uma nova oportunidade na vida. 


Sabendo disso, o Carga Solidária 2022 une a solidariedade com a paixão nacional do brasileiro. Para quem não lembra, Carga Solidária é uma ação realizada anualmente pela IVECO a fim de levar esperança a quem mais precisa. 

A iniciativa, que teve sua primeira edição em 2015, é motivo de grande emoção pra gente, além de ser um dos momentos mais aguardados do ano por todos que trabalham na IVECO. 

Esta será a 6ª edição, mas você pode conferir também os filmes de todas as edições anteriores em nossa playlist do Youtube. Sem dúvidas, o Carga Solidária é a carga mais importante que a IVECO carrega em todo o ano, e ver o impacto desta entrega, no olhar de cada pessoa beneficiada, não tem preço.

Todo ano, a ação Carga Solidária leva esperança a quem mais precisa.

Futebol e Responsabilidade Social 

O engajamento que existe em torno do futebol é inegável. Além de movimentar muito dinheiro, é um esporte que, sem dúvidas, movimenta pessoas ao redor de todo o mundo, tendo milhões de praticantes e torcedores de todas as idades, gêneros, raças e classes. 

Em comunidades carentes, o futebol tem papel fundamental na ascensão e na integração social de jovens adolescentes de famílias de baixa renda, que se engajam com categorias de base de clubes pelo país e, desta forma, são resgatados de situações de rua, envolvimento com drogas, violência, entre outros. 

Não é à toa que seguir uma carreira no futebol é algo que vive nos sonhos de muitos desses jovens brasileiros, que enxergam no futebol uma oportunidade de mudar o próprio destino e de suas famílias. 

Ao se inserirem num esporte que é símbolo do nosso país, esses jovens se sentem motivados a se superarem a cada dia e, assim, por meio da bola, de passe em passe, eles vão abrindo caminhos para um futuro mais promissor

É certo que infelizmente são poucos os que terão a chance de efetivamente seguir uma carreira no futebol, mas só o fato de estarem em campo, significa que não estão nas ruas, e isso já é muito. 

Por mais crianças em campo, e menos crianças na rua.

Carga que marca gol e leva alegria 

Por tudo isso, a Carga Solidária IVECO 2022  foi em busca de marcar um gol nesta causa, levando esperança a uma pequena cidade do Vale do Jequitinhonha: o distrito de Pedra Grande, em Almenara-MG. 

O projeto está sendo responsável pela reforma da estrutura do campo de várzea do distrito para os moradores, além de outras melhorias esportivas para a população. 

  • Confira o vídeo da 1ª etapa da Carga Solidária 2022 e sinta um pouco dessa emoção junto com a gente: 

Em janeiro, teremos a 2ª etapa da ação, quando serão distribuídos uniformes, chuteiras e brindes para a comunidade local, além da conclusão da obra.  O objetivo é incentivar esses jovens a usufruirem mais do campo e do esporte. 

Fique ligado(a) que em breve teremos o 2º vídeo do Carga Solidária 2022 por aqui! 

Pegue carona nessa ação com a gente! 

Final de ano sempre vem com aquele ar de esperança, em que torcemos pela renovação e por um mundo melhor. Nós, da IVECO, acreditamos que mais do que esperar por um mundo melhor, é preciso que cada um de nós seja capaz de criar, todos os dias, um hoje melhor. 

Todos temos um papel importante na construção de novos caminhos para o futuro, e isso começa fazendo a diferença em pequenas ações, que podem ser feitas no nosso próprio entorno. Por isso, fica aqui a reflexão: como você pode ajudar a criar novos caminhos para o futuro também? 

Algumas sugestões:

  • Incentive um jovem, adulto ou idoso que está sem esperanças, muitas vezes essas pessoas estão ao nosso lado e só precisam alguém que acredite nelas;
  • Busque pelos projetos sociais que existem no seu bairro ou na sua cidade e participe de ao menos um deles;
  • Separe o lixo reciclável, reduza o consumo de plástico e busque ter mais consciência ambiental como um todo;
  • Contribua com arrecadações de ONGs doando recursos financeiros, alimentos, roupas ou o que você puder para pessoas mais necessitadas;
  • Seja gentil com aquele morador de rua do seu bairro e ajude, sempre que puder, com algum agasalho ou alimento, como um bom prato na Ceia de Natal, por exemplo.
  • Faça o Natal de alguma criança carente mais feliz, participando de arrecadações de brinquedos

Que tal uma dessas sugestões para fechar o ano praticando mais apoio ao próximo? Sempre há formas de colaborar com o outro e com o mundo, basta ter sensibilidade para perceber e empatia para sentir. Pequenos gestos têm grande impacto e, por isso, fica o nosso convite: pegue carona nessa carga solidária e passe a boa ação adiante. 

Sem Comentários

Postar um Comentário